O Departamento de Estruturas e Materiais apoia a tomada de decisão na gestão patrimonial de infraestruturas através da colaboração com entidades públicas e privadas, por meio de inspeções, ensaios e estudos. Igualmente desenvolve atividades nas áreas da caracterização, comportamento, desenvolvimento e aplicação de materiais de construção, nomeadamente betões e seus constituintes, argamassas hidráulicas, ligantes betuminosos, plásticos, compósitos de matriz polimérica, revestimentos orgânicos, metais, pedra e cerâmicos, bem como no estudo da degradação e conservação dos materiais no património construído.
A Unidade Laboratorial de Materiais de Construção, parte integrante do departamento, encontra-se acreditada pelo IPAC, desse 1997, para a realização de ensaios de solos, acordo com o Anexo Técnico L187-1.
Notas:
- Os documentos normativos indicados com (*) encontram-se anulados, não estando em causa a validade técnica dos mesmos.
- A acreditação para uma dada norma internacional abrange a acreditação para as correspondentes normas regionais adoptadas ou nacionais homologadas (i.e., "ISO abc" equivale a "EN ISO abc" e "NP EN ISO abc" ou UNE EN ISO abc, NF EN ISO abc, etc...).
- Este laboratório possui um âmbito de acreditação com descrição flexível intermédia, a qual admite a capacidade para implementar novas versões de documentos normativos no âmbito da acreditação.
- Os ensaios abrangidos identificam-se pela omissão da versão do documento normativo associado na coluna “Método de Ensaio”.